03/03/2017 - Além de dores nas costas, a má postura pode causar problemas de saúde



Veja mais

06/05/2013 - Hospital Alemão Oswaldo Cruz recebe exposição Gotas


Obras que ficaram à mostra na estação Clínicas do Metrô agora podem ser contempladas no Hospital

Veja mais

- Escoliose é mais comum em meninas na adolescência e necessita de acompanhamento médico para que o quadro não se agrave


A escoliose é uma doença que não causa dor e se manifesta principalmente por meio de ombros ou quadris assimétricos; coluna vertebral encurvada anormalmente para um dos lados e eventual desconforto muscular. Ela pode estar relacionada a diversas doenças, como, por exemplo, distrofias musculares, malformações congênitas, doenças degenerativas e neurológicas, entre outras.

Segundo o Dr. Marcelo Risso, ortopedista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o tipo de escoliose mais frequente é a chamada idiopática, ou seja, aquela sem causa esclarecida. "Embora estudos recentes comprovem que grande parte das escolioses tem relação com a genética, muito coisa ainda precisa ser esclarecida."

A escoliose idiopática costuma surgir na adolescência e é predominante nas mulheres, mas também pode surgir em outras épocas da vida. O diagnóstico é feito com base em um histórico clínico detalhado seguido de exame físico. Em alguns casos o médico, a partir do exame neurológico, avalia se o paciente apresenta fraqueza muscular e reflexos anormais. Exames de imagem, como raios X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética também podem ser solicitados pelo médico para confirmação do diagnóstico.

O tratamento, explica o Dr. Marcelo, depende da idade, da chance de evolução da doença e da medida do ângulo da curvatura da coluna. Para as escolioses leves e moderadas, o objetivo é impedir o agravamento da curvatura, que pode ser feito com sessões de fisioterapia e o uso de coletes ortopédicos. Para as escolioses mais graves e com chance de progredir, o tratamento indicado é a cirurgia, que tem como objetivo estabilizar a coluna vertebral, pois com a progressão a doença pode, além de causar dor, levar à compressão de órgãos internos, como os pulmões.  ​

Veja mais

Destaques

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1