15 de julho: um dia para o homem repensar os cuidados com a sua saúde


14/07/2017

No próximo dia 15 de julho comemora-se o Dia do Homem no Brasil, data criada com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde masculina. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens brasileiros vivem em média sete anos a menos que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol, além de – historicamente – serem menos cuidadosos com a saúde.

 

Falta de tempo, preconceito e sensação de que são imunes às doenças estão entre os principais motivos que levam os homens a ficarem longe dos consultórios médicos. Segundo levantamento realizado pelo Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, em 2016, com mais de 52 mil pessoas, tem aumentado o número de homens diagnosticados com hipertensão - 23,6% em 2016 contra 19,3% em 2006, e com diabetes - 4,6% em 2006 para 7,8% em 2016. A obesidade também cresceu - de 11,4% para 18,1%.

 

Para o Dr. Erkki Larsson, coordenador médico do Centro de Check-up do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o recado é claro: o homem precisa aprender a cuidar da saúde e realizar visitas periódicas ao médico para a realização dos exames de rotina. "Entre os 40 e os 60 anos de idade, os principais problemas que acometem a saúde do homem são as doenças cardiovasculares, como infarto e arritmias, e as doenças de próstata, principalmente o câncer. Todas, quando diagnosticadas precocemente, evitam uma série de prejuízos à saúde."

 

Segundo ele, a partir dos 40 anos de idade os homens devem anotar em suas agendas visitas anuais a dois especialistas: o cardiologista e o urologista. "Esses profissionais farão uma avaliação clínica do paciente e solicitarão exames específicos para cada perfil de indivíduo. Além dos habituais exames de sangue para medir os níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, e da medição da pressão arterial, entram na lista também o ecocardiograma, o teste ergométrico, o ultrassom de próstata, o exame de toque e o exame que mede a dosagem do nível de PSA sérico no sangue, exame fundamental para rastreamento do câncer de próstata."

 ​

Voltar

Destaques

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1