Evento reúne quase 200 participantes para debater cuidados paliativos


08/08/2017

No dia 22 de julho, o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou o primeiro Seminário sobre Cuidados no Final da Vida, que reuniu quase 200 participantes e teve como objetivo disseminar e ampliar informações sobre a importância dos cuidados paliativos e da ação de uma equipe multidisciplinar nos cuidados no final da vida do paciente.

 

Coordenado pelo Dr. Ricardo Caponero, oncologista e coordenador do Centro Avançado em Terapias e Medicina Integrativa (CATSMI), e pela Dra. Claudia Luci dos Santos Inhaia, médica paliativista do Centro, o evento abordou temas como prognóstico, identificação da fase final da vida e sedação paliativa, entre outros. “Procuramos trazer para o debate temas relacionados à abordagem clínica, psicológica, espiritual e religiosa. Os profissionais de saúde têm total conhecimento sobre as doenças, como diagnosticá-las e tratá-las, mas poucos sabem como lidar com o paciente na fase terminal”, diz Dr. Caponero.

 

Segundo ele, o evento foi bastante produtivo e conseguiu manter o interesse e a atenção dos participantes em todos os temas tratados. “Durante o encontro tivemos também o lançamento de um DVD com músicas interpretadas por uma paciente em estágio terminal de câncer, mostrando com isso, de maneira prática, a que se propõem os cuidados paliativos.”

 

O próximo evento do CATSMI sobre medicina integrativa está agendado para o dia 30 de setembro.​
Voltar

Destaques

CENTRO DE ESPECIALIDADES

Unidades

Campo Belo

Paraíso

Mooca

Certificados de Qualidade

  • Certificado 1